quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Conheça a dieta de South Beach !!!

A dieta de South Beach foi desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston, que praticava a medicina em Miami na Flórida. Em alguns aspectos similar à de Atkins, já que enfatiza a pequena quantidade de carboidratos, a Dieta de South Beach foi desenvolvida para pacientes com problemas cardíacos para perder peso sem o risco de quetosis.

Na fase inicial, que dura poucas semanas, a pessoa restringe severamente o consumo de carboidratos não comendo nem cereais nem frutas. Depois dessa fase, o consumo de alimentos à base de cereais e frutas é gradualmente retornado, porém, provavelmente, em menor quantidade do que antes do início da dieta, e com ênfase em grãos integrais no lugar da farinha de trigo refinada.

A fase inicial mais rigorosa pode ser reinstituída a qualquer momento para acelerar o emagrecimento, porém não deve ser estendida o suficiente para induzir a quetosis.



O grande mal das dietas ou regimes é que, em geral, não funcionam a médio ou longo prazos por sugerirem propostas que retiram drasticamente um grupo alimentar ou por serem muito complicadas e difíceis de seguir no dia-a-dia. As pessoas costumam ficar confusas com tantas propostas diferentes e não sabem no que acreditar: será que o problemas são as gorduras? Serão os carboidratos? Como combinar os alimentos?

A dieta de South Beach foi desenvolvida pelo dr. Arthur Agatston, renomado cardiologista e professor associado da Universidade de Medicina de Miami, daí o nome de seu livro. Devido à sua especialidade, há muitos anos vem pesquisando uma alimentação adequada para auxiliar seus pacientes a reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas, procurando melhorar a "química" do sangue, reduzindo os níveis de colesterol ruim e dos triglicérides. Como conseqüên-cia do uso da dieta notou-se que os pacientes também reduziram o peso e, assim, começou a ser solicitado por pessoas que queriam emagrecer.

A dieta de South Beach não propõe a retirada de nenhum grupo alimentar, a não ser nos primeiros 14 dias, e ensina que devemos comer de tudo, aprendendo que existem os bons e os maus carboidratos, assim como as boas e as más gorduras.


Mais noticias

Dieta de South Beach
A dieta de South Beach (bairro de Miami) já ganhou adeptos entre celebridades como Sandra Bullock, Liz Hurley e Britney Spears. A intenção do criador da dieta, o cardiologista Arthur Agatston, era melhorar a saúde de seus pacientes cardíacos – a maioria acima do peso. O sucesso do cardiologista foi duplo. Além de obter bons resultados nos índices de colesterol e insulina, a South beach ajudou as pessoas a emagrecer rápido (sem contar calorias) – e a manter o peso.
O segredo da dieta está no controle do nível de glicose (açúcar) no sangue. Um dos efeitos colaterais do excesso de peso é a dificuldade do corpo para queimar açúcares e gorduras. Essa queima é feita pela insulina. Quem está gordinho tem resistência à insulina: ela é fabricada mas não é bem absorvida. Como resultado, o organismo estoca mais gordura do que deveria.
O método se divide em 3 fases. Na primeira, que dura 2 semanas, a maioria dos carboidratos fica de fora. Fazem exceções certas leguminosas (feijão e lentilha), que também são boas fontes de proteínas e de fibras, que atenuam a fome, dando maior sensação de saciedade.
O objetivo dessa fase é vencer a resistência à insulina favorecida pelo hábito de comer açúcar e doces (inclusive frutas) e carboidratos ricos em amidos (batatas, arroz branco, produtos derivados de farinhas refinadas), que viram glicose no sangue muito rápido. De quebra, evitar tais alimentos diminui a ocorrência de ataques de comilança. “Quanto mais se come desses carboidratos, mais vontade de come-los se tem depois”, diz a nutricionista Denise Schirch de São Paulo.
Claro, os carboidratos têm a função de fornecer energia e continuam a ser indispensáveis. A partir da segunda fase, você aprende a preferir os ricos em fibras, mais saudáveis, e a diminuir o consumo dos demais. A terceira fase é a fase da manutenção – para o resto da vida ­– e não tem restrições drásticas nem cardápio.
“Essa dieta adota critérios saudáveis”, avalia a endocrinolgista Fernanda D’Elia, de São Paulo. “É boa fonte de vegetaias, grãos integrais e proteínas animais e não exclui nenhum dos principais grupos alimentares.”

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu blog!! maravilhoso!
Estava procurando o livro pra baixar mas seu blog foi muito mais útil, pq dá muitas dicas pra gente!
Só quero saber uma coisa.. e se acaso um dia a gente escapar da dieta e acabar comendo coisas proibidas? no outro dia volta ao normal ou deve começar tudo de novo??

LMady disse...

amei seu blog e fiz o dowload do guia de alimentos

mas se não for abusar, não estou conseguindo baixar a dieta de south beach aditivada; vc sabe onde pçosso conseguir baixar?

Hot Fairy disse...

Olá, gostaria de saber o que é o V8 que aparace ao lado nos cardápios quando aparece suco de hortaliças (V8)...
obrigada!

Unknown disse...

V8 é algum tipo de suco natural vendido no exterior. Olha o site:
http://www.v8juice.com/. Só falta saber qual a alternativa pra nós...